Como identificar uma lesão insinuante do câncer de pele?

Normalmente, as lesões sugestivas do câncer não cicatrizam, igualmente o crescimento de caroços que se transformam em feridas, e em seguida sangra. Essas lesões costumam acontecer nas peles mais expostas ao sol, isto é  face, couro cabeludo e braços.

Enfim, trarei regrinhas básicas para que você consiga identificar manchinhas insinuantes do Câncer de pele. Terá que seguir a regra do ABCDE:

Continua após a publicidade..

A: diz respeito a assimetria , ou seja, as extremidades da mancha não são iguais.

B: tratará das bordas irregulares, isto é, o contorno das manchas parecerão mapas, todos irregulares.

C: suas manchas terão cores variadas, na mesma pinta terá tonalidades de azul, branco, cinza, vermelho, etc.

D: quanto ao diâmetro, será preocupante quando tiver mais de 6 milímetros ou estiver constantemente crescendo.

E: a pinta maligna, começa a ter evoluções, ela pode crescer, sangra, coçar, ficar mais elevada e sofrer mudanças de cores.

Câncer de pele | Drauzio Varella - Drauzio Varella

Quais os tipos de câncer de pele?

Os que mais ocorrem são o carcinoma basocelular que ocorre em 75% dos casos de câncer de pele, carcinoma espinocelular em 20% e por fim o melanoma com 5%.

Pandemia e o câncer de pele!

É bom lembrar que mesmo com o uso da mascara o protetor solar é essencial para prevenção do câncer, pois dependendo do tecido ele não impedirá a penetração da radiação ultravioleta proveniente do sol.

Outra curiosidade quanto a relação da pandemia com o câncer de pele, é que 48% dos pacientes com câncer de pele não procuraram dermatologista, por medo, o que aumentou o risco do agravo do câncer, tanto quanto diminui a probabilidade de controle, facilitando a evolução do câncer de pele para uma metástase .

Lembre-se a pandemia é perigosa, mas não é o único perigo, cuide da sua pele.

Continue nos acompanhando para mais dicas.