6 – Dogo Argentino

O sexto cachorro da lista pode valer US $8.000 no mercado. O Dogo Argentino, também chamado de Mastim Argentino, é uma raça forte e atlética. Este é um cão leal que protegerá fielmente sua família.

Continua após a publicidade..

Este não é um cão para todos, pois requer um dono experiente que mantenha sua liderança e saiba como lidar com ela. Não deve esquecer que foi desenvolvido para caça grossa, especialmente para abater javalis.

Embora seja um cão geralmente amigável e disposto, ele precisa de um treinador firme para mantê-lo sob controle e estabelecer limites rígidos para ele. Tem um forte impulso de caça e suspeita de estranhos e outros animais.

É um cão que requer muita atividade física e estímulo mental. Caso contrário, pode se tornar destrutivo. É um cão que coopera com os demais na caça. Também é usado como cão de guarda ou cão policial. Ele é listado como um cão perigoso em vários países.

5 – Rottweiler

Em quinto lugar, o Rottweiler. Dependendo do criador e do cão em questão, pode custar cerca de US $10.000. O Rottweiler chegou ao Brasil em 1967 e é parente do Molossian, um cão mastim.

Os romanos o usaram em suas campanhas e o trouxeram para o sul da Alemanha. Seu nome vem dos ladrilhos vermelhos das casas alemãs (Rote Wil significa “ladrilho vermelho”). Lá eles começaram a ser usados para trazer gado para os mercados. Para se proteger de ladrões, os fazendeiros colocavam suas sacolas de dinheiro no pescoço de seu rottweiler.

É um cão de guarda forte e musculoso, muito nobre, inteligente e fiel à sua família. Não gosta de estranhos, mas bem treinado é um cão equilibrado, calmo e confiante. Ele tem um instinto de defesa altamente desenvolvido e pode ser agressivo ao proteger sua família.

O Rottweiler precisa de um dono que seja um bom líder e saiba ficar no topo da estrutura hierárquica. Também requer socialização precoce e treinamento firme. Caso contrário, pode se tornar um cão perigoso e excessivamente protetor.