3. Beije e abrace o cachorro com moderação

Esta não é uma regra geral porque muitos cães gostam de aceitar efusões e demonstrações de afeto, mas é verdade que alguns os percebem como uma invasão de seu espaço ou mesmo como uma agressão.

Continua após a publicidade..

Abraços e beijos excessivos são uma das principais causas para um cachorro morder, especialmente se você tentar mantê-lo imóvel. Se você quiser acariciar um cachorro que não conhece, coce a barriga dele ou dê tapinhas nas laterais do pescoço dele.

Nunca, em hipótese alguma, coloque seu rosto perto do rosto de um cachorro que você não conhece. O ser humano tem esse desejo de afofar, tocar e beijar as coisas ou animais que ele acha fofo, bonito ou mesmo que ele goste, mas esse é um péssimo hábito.

Embora às vezes possa parecer injustificado, o cão nunca morde sem um bom motivo. Como já mencionado, cada cachorro é diferente e tem sua própria personalidade, e ele pode encarar sua atitude de beijá-lo um risco, se defendendo com uma mordida.

4. Não excite o cachorro demais

Exceto para cães muito calmos, deixar um cão inquieto demais faz com que ele perca o autocontrole. Para evitar que um cachorro morda, não brinque muito com sua boca se perceber que ele está ficando muito agitado, caso contrário, você corre o risco de o jogo terminar em uma mordida.

Quando filhotes, eles têm tendência a morder para brincar, explorar ou aliviar o incômodo da dentição. Nessa fase, a mãe costuma tomar medidas para conter essa atitude. De fato, entre os ensinamentos transmitidos pela mãe nos primeiros dois meses de idade do bebê, está também a inibição da mordida: quando o filhote morde com muita força ou com muita insistência durante a brincadeira, a mãe o pune severamente, indicando-o claramente os limites além dos quais não deve ir.

Consequentemente, um filhote se separou muito cedo de sua mãe e irmãos pode ter uma tendência aumentada para morder, pois não tiveram tempo suficiente para aprender a inibir a mordida. Se esse for o caso do seu cachorro, tome cuidado com as brincadeiras.

É por isso que existe uma idade ideal para adotar um filhote, já que a maioria não é tão capaz para ensinar um filhote a não morder com muita força quanto a sua mãe. Os cães não são seres racionais como os humanos, por isso podem perder o controle em uma brincadeira e acabar em uma mordida, ainda mais se ele não tiver recebido limites.