5. Não interrompa a agressão de um cão com o corpo

Se um cão está reagindo violentamente a algo que você está fazendo com ele ou você está perto de um cão que está se comportando de forma violenta, não tente impedi-lo colocando uma perna ou qualquer outra parte de seu corpo no meio, porque só correrá o risco de que o cão se concentre em você e dar-lhe uma mordida.

Continua após a publicidade..

Para evitar que o cão morda, se você estiver passeando com ele, você terá que mantê-lo bem apertado na guia, sem sufocá-lo, a uma distância segura. Se o cão atacante estiver solto, o ideal é tentar mandá-lo embora com um jato d’água de uma bomba, se tiver à disposição.

Os cães que se encontram em um estado violento provavelmente não ouvirão nenhum comando seu e possivelmente morderá até mesmo seu dono se este colocar alguma parte do corpo em seu caminho. Ele fará isso sem perceber que era seu tutor, pois faria o mesmo com qualquer outra pessoa.

Procure carregar com você uma garrafa de água grande ou um spray borrifador com água dentro quando for passear com seu amigo. Isso pode ajudar a separá-lo de uma briga com outro cachorro, preso ou solto.

6. Evite atitudes que possam ser mal interpretadas pelo cão

Às vezes, o cão pode interpretar mal sua linguagem corporal. Algo insignificante para você pode ser realmente irritante para ele: olhar em seus olhos, soprar em seu rosto, colocá-lo contra a parede mesmo para se divertir, olhar para ele de cima, etc. todos esses são comportamentos que o cão considera ameaçadores. Para evitar que um cachorro morda, nunca faça isso com ele.

Também evite provocar cachorros na rua ou nas casas, nunca se sabe qual será a reação deles, como, por exemplo, pular o portão ou passar por um buraco na certa para chegar até você e te morder.

Quando o cão é adulto, porém, a mordida pode representar uma forma de “marcar o território” ou a reação a uma situação de perigo iminente. Em cães que vivem em casa, esse comportamento muitas vezes expressa o desejo de afirmar seu papel na hierarquia familiar.

Por isso, nunca dê margem para o cachorro pensar que é uma ameaça para ele ou sua família. Se o encarar e ele interpretar isso como um combate ao seu lugar na hierarquia ou como um perigo para ele como um desafiador, ele pode revidar te mordendo.