Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Nunca abuse de um cachorro, a mordida será uma reação espontânea do animal. Os cães, quando se encontram numa situação da qual querem fugir, têm 4 opções: fugir, ficar parado, avisar ou atacar.
Se for um cão com pouco autocontrole, que foi maltratado ou muito confiante, a reação será sem dúvida a última. Evite acordar um cachorro dormindo ou incomodá-lo quando ele comer ou proteger um objeto, como um bicho de pelúcia.
Acordar um cachorro dormindo, mesmo que seja acariciando-o ou deitando-se com ele, pode fazê-lo se assustar e se defender, ainda mais se for um cachorro com sono pesado. Se quiser se deitar junto com seu cachorro que está dormindo, sempre avise-o antes falando com ele para que ele perceba que é você quem está chegando.
Entre os motivos que levam o cachorro a morder, está um de caráter “ancestral”: desde muito cedo, os cachorros brincam de briga, simulando caça ou afirmando sua prioridade dentro da matilha, assim é seu instinto predatório natural.
Se um cão rosnar para você e mostrar sinais claros de agressão, não fuja: o cão irá persegui-lo e, acima de tudo, provavelmente o alcançará. Você terá que permanecer imóvel com os braços colados ao corpo e evitar olhá-lo nos olhos. Desta forma, o animal deve entender que não representa nenhuma ameaça. Quando ele parar de rosnar, comece a se mover sem olhá-lo, mas sem virar as costas para ele.
Além disso, alguns cães costumam morder na ausência do dono: neste caso, falamos de “ansiedade de separação”. Esse distúrbio emocional costuma surgir em um sujeito ligado ao seu “humano” com um vício quase mórbido. Neste caso, a mordida torna-se uma forma de desabafar o nervosismo excessivo devido à falta do dono.
De acordo com o treinador Shoshi Parks, os cães podem sentir medo, ansiedade e desespero. Por isso, procure ficar sempre calmo, sem fazer movimentos bruscos com as mãos ou os pés.
Se estiver na rua e se deparar com um cão agressivo que lhe dá sinais claros de que quer te atacar, uma boa dica é, sempre com muita calma e devagar, tirar seu casaco, ou camiseta, ou qualquer coisa que possa arremessar mais longe e o fazê-lo. Assim, o cachorro atacará o objeto e te dará tempo para se abrigar.