# 3: Compressas de água quente

É um remédio clássico e bastante eficaz. Para este remédio você vai precisar pegar uma garrafa de vidro ou plástico, encher com água e colocar no microondas por 2 minutos ou esquentar a água no fogão. Em seguida, embrulhe a garrafa em uma toalha para não se queimar e coloque-a sobre a barriga até que a água esfrie.

Continua após a publicidade..

Você também pode fazer uma compressa com uma meia e arroz cru dentro. Coloque a meia no micro-ondas e depois sobre a barriga para reduzir a dor. Há também disponível no mercado bolsas de água quente próprias para isso.

Antigamente as avós sempre recomendavam colocar na barriga a bolsa de água quente (com pano para evitar queimaduras) para curar dores de estômago, indigestão, dor menstrual ou outra dor no abdômen.

Era um remédio quase fora de uso porque se acreditava que fosse um paliativo, mas agora os britânicos o tiraram da poeira ao descobrir, graças a pesquisas cuidadosas, que a água quente funciona de maneira muito semelhante a um analgésico.

# 4: Um chuveiro ou banheira quente

Um banho de água quente tem múltiplos benefícios para o corpo e, em última análise, a ajudará a se sentir melhor. Era costume tomar banho em água quente para aliviar as dores no passado.

O calor desinfla e relaxa os músculos. Além disso, tomar banho com água quente a ajudará a se sentir revigorada e relaxada e a dormir melhor. Você pode incluir sais de banho e óleos de sua escolha.

Com o uso de novas técnicas, os britânicos comprovaram que o calor (min. 40 °C) atua no nível da molécula (como uma droga), desativando as mensagens de dor enviadas pelo corpo ao cérebro. Na prática, as proteínas do receptor de calor em uma célula bloqueiam as do receptor da dor.

A ação do calor é a vasodilatação. O calor gera um influxo de sangue até o ponto escolhido o que induz uma redução na contração do órgão atuando, portanto, de forma analgésica. O mecanismo de ação há muito conhecido na prática é que o calor relaxa os músculos.