5. Addax (Addax nasomaculatus)

O Addax também é chamado de “antílope com chifre de parafuso”. Infelizmente, hoje está em perigo de extinção, pois o número de espécimes diminuiu drasticamente devido à caça indiscriminada de seus chifres. Antes desse extermínio vivia muito bem nas áreas desérticas do Saara, mas hoje é extremamente raro e é mais fácil encontrá-lo em cativeiro.

Continua após a publicidade..

Os espécimes Addax masculinos e femininos têm dois chifres longos em forma de espiral (por esta razão chamados de “parafuso”) que crescem verticalmente e podem atingir 80 cm nas mulheres e 120 cm nos machos. Quanto ao gênero feminino, são, portanto, os maiores registrados.

6. Mouflon (Ovis musimon)

O muflão europeu sempre fez parte dos bovídeos e é um ancestral da cabra doméstica. É interessante saber que está difundido principalmente nas ilhas mediterrâneas da Sardenha, Córsega e Chipre, sendo então introduzido em toda a Europa. No entanto, parece que não é nativo desses lugares, mas foi espalhado pelo homem a partir de animais domesticados, e que por sua vez se tornou selvagem.

Os chifres do muflão são muito espetaculares: nos machos, de fato, desenvolvem-se dois grandes chifres de crescimento contínuo que tendem a espiralar para os lados. Por causa dos chifres, entretanto, os muflões são um prêmio muito cobiçado pelos caçadores ilegais. É muito mais raro ver fêmeas com chifres, mesmo que sejam pequenas.