5 – Animais capazes de se camuflar

Você já se deparou com o que parecem ser pequenos “galhos” andando por entre os arbustos? É uma das 3.000 espécies que compõem o gênero dos fasmídeos (Phasmida). São insetos cuja aparência varia dependendo de onde vivem, mas todos se caracterizam pela extraordinária capacidade de se misturar com a vegetação circundante.

Continua após a publicidade..

Finos, estilizados, com ou sem asas ou protuberâncias, é fácil imaginá-los como gravetos, restos de folhas ou galhos até serem vistos se movendo. Existe, inclusive, uma espécie de louva deus que é muito semelhante a uma folha seca, com o formato de seu corpo enrugado e de cores terrosas assim como elas.

6 – Um animal que anda sobre a água

O meio aquático não é só o reino das espécies que nele habitam naturalmente, há outro animal que consegue dominá-lo, que é o basilisco comum (Basiliscus basiliscus), um castanheiro nativo da América Central capaz de andar na água.

Como ele faz isso? O basilisco tem lóbulos dérmicos nas pernas, que servem para quando precisa escapar de um predador. Esses lóbulos são capazes de se abrir e agir como se fossem nadadeiras, permitindo que o lagarto atravesse a superfície da água.